Recursos Crimeware | Kaspersky Brasil



Cavalos de Troia, keyloggers ou spyware, todo o ‘crimeware’ representa um novo tipo de ameaça à nossa segurança e impõe novos desafios para aqueles que combatem o crime no século XXI. Fique esperto.



O que é crimeware?

Crimeware são softwares maliciosos instalados ocultamente em computadores. A maioria dos programas crimeware são, na verdade, cavalos de Troia. Há muitos tipos de cavalo de Troia criados para fazer coisas diferentes. Por exemplo, alguns são usados para registrar todas as teclas digitadas (keyloggers), fazer capturas de tela quando você usa sites de bancos, baixar outros códigos maliciosos e outros ainda permitem o acesso remoto de hackers ao sistema. O que todos têm em comum é a capacidade de ‘roubar’ suas informações confidenciais, como senhas e PINs, e enviá-las para o criminoso. Com essas informações em mãos, o criminoso virtual pode então roubar seu dinheiro.


Como posso me proteger do crimeware?

Há vários procedimentos que você pode realizar para proteger seu computador das ameaças virtuais de hoje. Siga as orientações a seguir para ajudar a minimizar o risco de ataques.

Proteja seu computador instalando um software de segurança de Internet.
Instale as correções de segurança de seu sistema operacional e seus aplicativos. Se você usa o Windows®, basta ativar as atualizações automáticas. E não esqueça de atualizar o Microsoft® Office.
Se receber emails com arquivos anexos (documentos do Word, planilhas do Excel, arquivos .EXE, etc.) não os abra, a menos que saiba quem os enviou e os estiver esperando. NUNCA abra anexos enviados em emails não solicitados (spam). O mesmo se aplica a emails ou mensagens instantâneas que contêm links.
Atualize seu software de segurança regularmente (pelo menos uma vez por dia).
Mantenha os outros aplicativos atualizados.
Use a conta de administrador do computador somente se precisar instalar softwares ou alterar o sistema. Para o uso diário, crie uma conta separada com direitos de acesso limitados (isso pode ser feito em 'Contas do Usuário' no 'Painel de Controle'). Assim, você limita o acesso de um programa malicioso a dados valiosos do sistema.
Periodicamente, faça backup de seus dados em um CD, DVD ou unidade USB externa. Caso seus arquivos sejam danificados ou criptografados por um programa malicioso, você poderá copiá-los do backup.


Para proteger-se contra códigos maliciosos e ataques de hackers:

Instale softwares de segurança de Internet.
Instale as correções de segurança.
Atenção com emails ou mensagens instantâneas não solicitadas.
Cuidado ao fazer login com direitos de administrador.
Faça backup de seus dados.
Rocket Fuel