Pesquisa global da Kaspersky analisa o comportamento de compra dos consumidores durante o período de ofertas no final de ano, como o Natal, e mostra que 54% dos latino-americanos realizam compras motivados pelas redes sociais e influenciadores. O estudo também traz que 93% das pessoas na região fazem compras espontâneas nesse período de promoções, com foco no público feminino (22%). Com o alto risco de fraudes no período de compras natalino, a Kaspersky oferece dicas para evitar ser uma vítima de golpistas online.

Os resultados mostram que “blogueiros”, amigos e familiares têm uma influência importante nas compras espontâneas, com mais da metade dos entrevistados (54%) dispostos a comprar um produto se ele for recomendado por influenciadores. Ao mesmo tempo, 32% dos usuários latino-americanos estão prontos para comprar algo não planejado se receberem uma recomendação de amigos ou familiares. Entre os jovens de 25 a 34 anos, 23% disseram que sempre comprarão algo espontaneamente durante esses eventos, com o público feminino (22%) mais dedicado que o masculino (17%).

79% dos consumidores disseram que aproveitam o período que antecede esses eventos de final de ano para planejar suas compras mais importantes, na esperança de aproveitar descontos e ofertas especiais. Com a alta em descontos, ainda é importante ter em mente que cibercriminosos também se aproveitam da data para planejar golpes com promoções extravagantes e de rápido encerramento, uma vez que isso gera ansiedade pela compra e faz com que a vítima aja por impulso. Para isso, é importante saber reconhecer um site de compras verdadeiro: desconfie de promessas exageradas, preste atenção se o endereço do site está correto e, caso reste dúvidas, não coloque suas informações pessoais nele, como cartão de crédito e dados sensíveis.

"Para muitos, o período de final de ano é uma ótima maneira de economizar dinheiro em uma variedade de compras, e esses dias são caracterizados pelo interesse sem precedentes em compras online e offline", disse Marina Títova, vice-presidente de marketing de produtos de consumo da Kaspersky. "Nossas soluções para compras online seguras, como o Kaspersky Premium, podem ser um assistente confiável na segurança de pagamentos online, protegendo não apenas seus dados pessoais, mas também informações financeiras, também alertando você para não acabar em um site de phishing."

Como garantir uma experiência de compra segura:

• Verificar o endereço (URL) antes de clicar no link – às vezes ele pode ser diferente daquele que está visível. A URL está correta? Existem erros de ortografia ou bugs de design? Em caso afirmativo, acesse a página da oferta da loja digitando diretamente o endereço correto.
  • Fazer compras nas lojas oficiais. Caso haja dúvida sobre a reputação da loja, faça uma busca nos serviços de reclamação e verifique os comentários antes de tomar qualquer decisão.
  • Contar com uma solução de segurança com tecnologias anti-phishing, como o Kaspersky Standard, que notificará se você estiver tentando visitar uma página fraudulenta.
  • Usar senhas únicas para cada site ou serviço. Caso você use apenas uma senha, se ela for roubada, todos os serviços estarão comprometidos. Para criar e memorizar senhas fortes, use um gerenciador, como o Kaspersky Password Manager.
  • Criar cartões virtuais para compras on-line diferentes: no app do seu banco, você provavelmente consegue criar cartões para serem utilizados uma única vez. Dessa forma, em caso de problemas, é fácil cancelar com seu smartphone.

O relatório completo, "The Super Deal Game: Who's the Winner? Um estudo sobre como compramos e pagamos", está disponível aqui.

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. O seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência leva à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, infraestrutura críticas, Governos e consumidores por todo o mundo. O portfólio de segurança da empresa inclui a solução líder de proteção para endpoint e um vasto número de programas e serviços de segurança especializados – que incluem soluções de Ciberimunidade – que visam combater ameaças digitais mais sofisticadas e em permanente evolução. Atualmente, mais de 400 milhões de utilizadores estão protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e a empresa ajuda cerca de 220.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no site.

Cuidado nas compras online do Natal: mais da metade das pessoas compram por influência das redes sociais

Estudo da Kaspersky revela que 54% dos usuários na América Latina aproveitam as ofertas recomendadas nas redes, muitas vezes negligenciando a segurança
Kaspersky Logo