Cibercriminosos estão utilizando deepfakes de celebridades em divulgações de jogos falsos de aposta com intuito de roubar dinheiro de vítimas. Ao utilizar vídeos falsos com diferentes personalidades da mídia, o golpista induz a vítima a acreditar que o jogo fraudulento tem credibilidade e que é possível ganhar dinheiro nele. A Kaspersky explica como o golpe funciona e quais as melhores formas de reconhecer uma deepfake.

O vídeo falso com deepfake de famosos, disseminados nas redes sociais X, TikTok, Instagram e no Youtube, tem como objetivo fazer com que a vítima confie na monetização do jogo, uma vez que são pessoas influentes supostamente confirmando o recebimento desse dinheiro apenas jogando. O game fraudulento utiliza o já conhecido layout do popular jogo Subway Surfers, usa os nomes “Subway Pay” e “Subway Money”, oferecendo como bônus a promessa que a pessoa conseguirá faturar conforme joga.

Uma vez no site do falso jogo, a vítima é solicitada a realizar um cadastro com nome, e-mail e senha para poder jogar. Porém, para que ela receba algum valor financeiro, como o vídeo promete, é necessário que ela deposite um valor mínimo, via depósito ou PIX.

A vítima consegue jogar por alguns minutos, mas logo o site bloqueia e pede para que ela deposite o valor para continuar. O game solicita um valor a ser pago para que o “crédito” vá para a conta da vítima, porém esse depósito nunca retorna. As opções de depósito são de R$30, R$40, R$50 e R$100, com a promessa de ganhar pelo menos cinco vezes esse mesmo valor de volta.

"Na era dos deepfakes, a cibersegurança não é apenas sobre proteger sistemas, mas também sobre preservar a confiança e a autenticidade da informação. Enfrentamos um cenário onde vemos a manipulação digital avançada, que compromete a verdade, exige cuidado e precisa de conscientização sobre esse fenômeno. Em um mundo onde a linha entre realidade e ficção digital está cada vez mais tênue, nosso cuidado com o que ouvimos e lemos é crucial contra a disseminação de desinformação ", afirma Fabio Assolini, diretor da equipe de Pesquisa e Análise para a América Latina da Kaspersky. “Por conta disso, é muito importante não acreditar em tudo que se lê/ ouve na internet. Os famosos “retornos financeiros” rápidos na internet são, normalmente, golpes em desavisados. O uso de ferramentas de IA apenas farão com que eles se tornem mais comuns. Se tiver alguma dúvida sobre um site ou app, não envie dinheiro ou qualquer dado pessoal”, completa Assolini.

Reconhecer uma deepfake pode ser desafiador, pois as técnicas de manipulação digital estão constantemente evoluindo. No entanto, a Kaspersky recomenda algumas dicas:

• Anomalias Faciais e Corporais: Procure por inconsistências nos movimentos faciais, expressões ou movimentos corporais que pareçam estranhos ou não naturais. Observe se há desalinhamentos nos olhos, boca ou outras partes do rosto.
  • Sincronização Labial e Expressões: Verifique se as palavras correspondem corretamente aos movimentos labiais e se as expressões faciais são apropriadas para o contexto do vídeo.
  • Iluminação e Sombreamento: Avalie se a iluminação no rosto se alinha com o ambiente ao redor. Inconsistências na iluminação podem indicar manipulação.
  • Conscientização e Educação: Esteja ciente da existência de deepfakes e eduque-se sobre as tecnologias de manipulação digital. Quanto mais consciente você estiver, melhor será sua capacidade de detectar possíveis fraudes.
  • Cuidado com sites falsos: Se tiver dúvidas de um site ou aplicativo, não insira suas informações e não realize pagamentos.

Para mais informações, visite o blog da Kaspersky.

Cibercriminosos usam deepfakes de famosos para enganar vítimas em falsos jogos de aposta, revela Kaspersky

Empresa de cibersegurança explica como golpe funciona e como reconhecer uma deepfake para não se tornar mais uma vítima
Kaspersky Logo