Um novo relatório da Kaspersky revela um crescimento nos ataques contra gamers no período de julho de 2022 a julho de 2023, com mais de 100 mil tentativas de infecções apenas no Brasil. Entre as principais armadilhas online estão o adware (propaganda indesejada com 13,4 mil), trojan (roubo de informação com 6,9 mil) e outros malware (80,3 mil). No período analisado, o Minecraft se destacou como o jogo mais explorado por criminosos para disfarçar os ataques. Confira dicas da empresa de cibersegurança para ajudar os jogadores a se proteger.

As soluções da Kaspersky detectaram no Brasil mais de 4 mil arquivos maliciosos únicos disfarçados de jogos populares, mods, cheats e outros programas relacionados a jogos no período de 1º de julho de 2022 a 1º de julho de 2023. Apesar desses programas não serem diretamente maliciosos, mais de 74 mil deles foram classificados por gamers brasileiros como “not-a-virus:Downloader”.

O risco dessa prática é que mods, cheats e outros aplicativos que não são essencialmente fraudulentos, mas podem baixar programas para o dispositivo, e esses podem ser vírus ou outro tipo de malware. Outros perigos que os gamers brasileiros precisam prestar atenção é com os adware (13 mil) e Trojan (5 mil).

Cibercriminosos exploram essa grande comunidade para acessar dados pessoais ou ganhar outras vantagens - e eles usam diversas técnicas para isso, como vulnerabilidades nos programas, ataques DDoS (negação de serviço distribuído), mineração maliciosa de criptomoeda, mensagens falsas (phishing) ou os famosos trojans.

Segundo o relatório, jogadores do Minecraft são o alvo favorito dos cibercriminosos. De todos os alertas mundiais relacionadas aos jogos online, 70,29% usavam esse jogo como disfarce. No Brasil, isso não foi diferente: as ameaças que usam como isca o Minecraft afetaram 2.197 gamers no período analisado, o que representa 55% das detecções de golpes no pais. O game Roblox foi o segundo mais usado pelos golpistas, com mais de 152 internautas afetados.

"As contas de jogadores passam a ser visadas quando elas atingem um nível em que passam a ter personagens de alto nível e itens raros ou exclusivos. No Brasil, sofremos ataques e tentativas de invasão em nossas contas frequentemente. Caso alguma dela seja bem-sucedida, as consequências podem ser financeiras, mas também intelectual e competitiva. Registramos em nossas contas informações sobre táticas dos jogos e por isso, se ela for hackeada, podemos sofrer com uma desclassificação em campeonato oficial", explica Gabriel "Aegis", jogador da RED Canids – time patrocinado pela Kaspersky no Brasil.

"Os cibercriminosos estão aproveitando as atraentes oportunidades do dinâmico setor de jogos, que hospeda uma profusão de dados pessoais e financeiros. Eles exploram contas de jogos, furtando recursos, moedas virtuais e vendendo contas comprometidas dos jogos, que muitas vezes têm valor no mundo real. A implacável busca por dados pessoais acarretou uma onda de ataques de ransomware, afetando até gamers profissionais que dependem de ações ininterruptas no jogo. Isso enfatiza a necessidade fundamental de melhorar a conscientização sobre cibersegurança dentro da comunidade de jogos”, comenta Fabiano Tricarico, diretor geral de produtos de consumo da Kaspersky para Américas.

Para ficar a salvo enquanto joga, a Kaspersky recomenda:

• É mais seguro fazer download dos jogos somente nas lojas oficiais, como Steam, Apple App Store, Google Play ou Amazon Appstore. Os jogos desses mercados não são 100% seguros, mas pelo menos são verificados pelos representantes das lojas, e há algum tipo de processo de seleção: nem todos os aplicativos podem ser disponibilizados nelas.
  • Se quiser um jogo que não está disponível nas lojas principais, compre-o somente no site oficial. Confira a URL do site para garantir que é verdadeira.
  • Cuidado com campanhas de phishing e jogadores que você não conhece. Não abra links recebidos por e-mail ou nos chats em jogos, a menos que você confie no remetente. Não abra arquivos obtidos de desconhecidos.
  • Não baixe softwares piratas nem qualquer outro conteúdo ilegal, mesmo que seja redirecionado a ele de um site legítimo.
  • Uma solução de segurança eficaz e confiável será de grande ajuda, especialmente se não tornar o computador lento enquanto você joga, mas, ao mesmo tempo, proteger você de todas as ameaças cibernéticas possíveis. Por exemplo, o Kaspersky Premium funciona perfeitamente com o Steam e outros serviços de jogos.
  • Use uma solução de segurança sólida, como o Kaspersky para Android, para sua proteção contra software malicioso e sua atividade em dispositivos móveis.

Para mais informações, visite o blog da Kaspersky.

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. O seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência leva à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, infraestrutura críticas, Governos e consumidores por todo o mundo. O portfólio de segurança da empresa inclui a solução líder de proteção para endpoint e um vasto número de programas e serviços de segurança especializados – que incluem soluções de Ciberimunidade – que visam combater ameaças digitais mais sofisticadas e em permanente evolução. Atualmente, mais de 400 milhões de utilizadores estão protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e a empresa ajuda cerca de 220.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no site.

Ciberataques com foco em games ultrapassam 100 mil infeções em 2023 no Brasil

Pesquisa da Kaspersky revela que Minecraft é o jogo mais usado para golpes online contra gamers no país
Kaspersky Logo