Últimas Notícias

O Globo: Kaspersky alerta para riscos do Chrome OS

http://oglobo.globo.com/blogs/semduvida/posts/2011/05/14/kaspersky-alerta-para-riscos-do-chrome-os-380476.asp

 

O Google anunciou esta semana o lançamento do sistema operacional Chrome OS. Baseado na plataforma de computação em nuvem, a novidade promete maior agilidade, menor consumo de recursos de hardware e, segundo o anúncio oficial, dispensa dispositivos de segurança. Para tratar do assunto, Costin Raiu, chefe dos especialistas da Kaspersky Lab para Europa, Oriente Médio e África (EMEA), publicou um post sobre a questão da segurança no novo modelo de computação.

 

Se por um lado o conceito em nuvens permite recuperar rapidamente o sistema ou arquivos danificados/perdidos, Raiu aponta que essa mesma vantagem se torna uma mina de ouro para os cibercriminosos. Desta forma, o foco dos ladrões será desenvolver meios para acessar o local onde os dados e arquivos pessoais ficam armazenados em tempo integral. “Será necessário apenas obter a codificação para entrar na conta do usuário”, resume o especialista.

 

Infelizmente, a empresa francesa Vupen anunciou há poucos dias atrás, que criminosos já conseguiram desvendar as proteções construídas pelo Google para o Chrome, conseguindo infectar o computador por meio de uma página maliciosa.

 

Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe global de analistas e pesquisadores de malware da Kaspersky Lab para a América Latina, ainda relacionou a questão dos dados em nuvem com outro incidente recente. “Estou pensando em outro vazamento similar ao da PSN, mas agora no Google. Definitivamente, nem todas as pessoas estariam dispostas a compartilhar todos os seus dados com o Google Cloud, eu não faria isso”, comenta o analista. Mais detalhes aqui.

Rocket Fuel